São 43 capítulos em 5 temporadas, cada um com cerca de 45 minutos. Na Amazon Prime Vídeo.
Tem série com uma só protagonista, tem série com várias personagens protagonistas. Depende da história, claro.
Muitas vezes o caso é ter uma só protagonista, como acontece na deliciosa comédia The Marvelous Mrs. Maisel. Passa-se na década de 1950 em Nova Yorque. Miriam Maisel, cujo apelido é Midge, é uma jovem judia rica, que mora na área nobre de Manhattan, que se casou com Joel, o homem dos seus sonhos. A primeira sequência da série mostra este casamento, Midge se apresenta no microfone da festa e já nos agrada. Daí em diante, ficamos com ela para tudo o que vier pela frente. O primeiro capítulo é hilário, muitas coisas já acontecem. É um modelo de capítulo inicial: sabemos quem é quem, qual é a relação entre as personagens, sabemos um pouco da história passada da sonhadora Midge, entendemos suas relações familiares, suas relações religiosas, seu empenho e dedicação total a seu marido, e entendemos que ela tem aquela vida ideal do sonho americano. De repente tudo muda, Missis Maisel vai ter que se arranjar em nova vida.
A história se desenvolve muito engraçada, crítica, dramática, de bom gosto, a cada capítulo mais coisas novas acontecem, mais personagens entram em cena, mas nós não desgrudamos de Midge. Vamos sentir com ela todas as emoções possíveis e vamos rir muito. É uma história bem contada, ágil, com ótimas personagens secundárias, com momentos de ternura, outros de drama, vários de comédia. Diversão pura.
Cenários bem característicos da época, bem trabalhados, cenários alternativos igualmente bem cuidados, figurino criterioso e compatível com as personagens. Parte técnica – som, imagem, montagem, efeitos – impecável.
Sugiro que você veja as temporadas na ordem, sem pular capítulos porque em cada um acontece tanta coisa que a gente vai se perder se pular algum. Não experimentei, talvez você possa tentar pular alguma temporada, mas vai perder o que deixou passar, e o prazer é ver o passo a passo, e não necessariamente saber o final.
A série é bem escrita, bem amarrada, as personagens parecem sair de cena, mas retornam mais adiante. É uma comédia clássica, e não vamos confundir com sitcom. Sitcom tem uma piada a cada três falas, não é o caso aqui. Aqui a trama importa muito, a consistência das personagens também.
Se você já a viu, reveja pelo menos a primeira temporada quando puder. Se não a viu ainda, experimente, você vai gostar. É uma comédia deliciosa!