top of page
Foto do escritorJosé Roberto Sadek

Indicação de Série / Sense 8




São duas temporadas de 12 capítulos cada uma. Depois, mais um capítulo para terminar. Duração média de uma hora cada capítulo. Disponível na Netflix.


Há dois casos espetaculares, em que as séries terminaram, mas os fãs exigiram algum capítulo final.


A excepcional série Game of Thrones é uma delas. A outra é Sense 8, uma série mais cult, ou seja, adorada por gente que gosta muito de cinema, mas que nem sempre fez sucesso com o púbico. Esta série Sense 8 foi imaginada, escrita e dirigida pelas irmãs Wachowski, Lana e Lilly. Em sua carreira elas, quando ainda eram eles, dirigiram o filme Matrix, também cult, que depois virou uma série no cinema, um filme remetia ao anterior. Chamam de franquia a este tipo de série.


O cuidado com a série é enorme, cenas muito bem trabalhadas, fotografia linda, música, acabamento sonoro, edição, tudo impecável. E a criação das personagens excepcional.


É uma série em que 8 pessoas – que chamamos de sensates – são contaminadas pelo olhar de um cientista que pode adivinhar o que eles pensam. Estas 8 personagens moram cada uma em um país. A série começa quando eles percebem que estão sendo seguidos, não sabem porque, e não sabem de um grande atributo: eles podem se deslocar no espaço e chegar imediatamente na casa do outro, em outro país. Só sua companheira ou companheiro sensate enxerga a visitante. Elas descobrem esta propriedade junto com os espectadores. Os sensates se ajudam, se amparam, ficam amigos e vários de amam. A série tem muito romance, muita luta, muita solidariedade.


Os sensates se aproximam passam a se frequentar e dividem paixões, problemas e soluções. As filmagens são muito cuidadosas, cada posição e câmera é bem escolhida e estudada, cada luta que aparece faz sentido. As personagens são bem pensadas e bem fundamentadas, têm uma vida bem complexa no seu contexto social e tem outra vida mais emocionante com os sensates, uma vida que é muito melhor e mais amorosa, que eles querem preservar e se possível adotar em seu país.


É uma série controversa, quem gosta dela a acha imperdível (é o meu caso). Tem gente que a detesta, nunca entendi porque, nunca ouvi um argumento razoável contra a série, nada que fizesse algum nexo.


A série seguiu por duas temporadas, e as autoras acharam que a história já estava contada. Houve um movimento forte dos fãs para que a série não terminasse, ou que terminasse de outra maneira. Éramos apaixonados pelas personagens, pelas suas histórias, seus apuros e seus romances. A plataforma cedeu, aceitou fazer mais um capítulo que terminasse a série.


Com tamanha expectativa, nenhum capítulo estaria à altura do que todos esperavam. Quando este capítulo final chegou às telas, houve uma reclamação geral, decepção total. Assim como ocorreu com Game of Thrones, aqui em Sense 8 também ninguém ficou satisfeito com o último capítulo.


Não podemos esquecer que ficamos durante 24 capítulos profundamente emocionados, interessados e ligados na série, apaixonados pelas personagens e seus apuros. Mas, como na vida, tudo termina um dia.

bottom of page