Série brasileira, 3 temporadas de 6 capítulos cada uma e a 4 temporada de 8 capítulos, duração média de 40 minutos por capítulo, disponíveis na NETFLIX.
Uma excelente série brasileira, com cara de produto brasileiro e muito bem-sucedida aqui e no exterior.
Conta a história de três jovens da periferia, Rita, Doni e Nando, muito amigos e parceiros, são os irmãos que a família não providenciou, mas que a vida permitiu. Eles seguem trajetórias diferentes, embora jamais deixem de ser os inseparáveis amigos e irmãos de sempre. São caminhos diferentes, alternativas típicas para jovens da periferia: música/fama, igreja e tráfico.
As personagens têm histórias de vida distintas, todas plausíveis. A série passa longe da caricatura e dos estereótipos, embora sejam personagens comuns com os quais se convive diariamente s sobre os quais se sabe pelas notícias e amigos comuns. As situações de vida empurram as personagens para seus destinos, para situações já conhecidas que, variam com as personalidades de cada um, são rumos atribulados, nem sempre desejáveis. Cercados de gente como eles, este retrato dos jovens indica alternativas possíveis para seguirem a vida conforme as condições permitem. Curioso ver o papel que as famílias tem em suas vidas, que às vezes contrastam com seus objetivos de vida.
Teve uma primeira temporada muito bem-sucedida, e a ela seguiram as outras. A atuação dos jovens é muito boa, especialmente a de Rita (Bruna Mascarelhas) que tem uma guinada muito forte na vida e responde bem a estas variações.
O texto é escrito com sensibilidade e carinho, e com muito respeito à natureza das personagens que conduzem as tramas. A série é atenta às três tramas, seguimos entendendo e compartilhando as emoções de todos eles, torcendo por eles.
A série se passa em São Paulo, que tem uma enorme periferia muito atuante e em busca de espaço e de reconhecimento. As imagens estão a serviço da narrativa, sem fazer demagogia ou endeusamento das personagens e das situações críticas pelas quais eles passam. Vivem numa realidade de obstáculos, de desejos não alcançados, de futuro construído passo a passo. Não há postura moral da produção, todos são tratados sem culpas ou críticas. Mais que tudo, a narrativa é solidária às personagens sem qualquer partido moral ou moralizante.
Como disse no começo, é um excelente produto brasileiro, com cara de brasileiro, e com uma elegância e sinceridade que nem sempre temos por aqui.
Há expectativa de mais alguma(s) temporada(s) para fechar as histórias, e será interessante ver qual o destino destes jovens.